Coletivo de Formação faz balonço das atividades da Escola Enfoc

 

Coletivo Nacional de Formação faz balanço das atividades formativas da Enfoc
 
 
Em reunião ocorrida nos dias 12 e 13, o Coletivo Nacional de Formação, fez um balanço geral sobre as atividades realizadas até então, que estão articuladas a Estratégia Formativa da Enfoc. A Estratégia consta de realização de Cursos de Formação Militante para Dirigentes e Assessores do MSTTR, em 3 Módulos de 5 dias cada e constituição de Grupos de Estudos Sindicais – GES, junto às comunidades rurais e Municípios.     
Percebeu-se o quanto este processo tem gerado de dinâmicas formativas junto às organizações sindicais. Muitas Federações recriando  metodologias para dar conta de temáticas extremamente complexas como, por exemplo, a discussão sobre: campo, sujeito e identidade, formação social (estado sociedade e ideologia), discussões principais durante o I Módulo do Curso.
Este processo formativo tem produzindo resultados interessantes: rearticulação e/ou constituição de Coletivos de Formação e na grande maioria dos casos, integração entre áreas de atuação como Juventude e Mulheres trabalhadoras rurais.
Outro destaque quanto aos resultados, é a constituição das Redes de Educadores e Educadoras. No âmbito regional,  o Nordeste e o Sul, conseguiram dinamizar relações e realizar atividades que levam a consolidar a Rede nas regiões. A Região Sul realizou recentemente um encontro regional da Rede para planejar ações conjuntas e a Região Nordeste, tem assegurado mobilidade das pessoas da Rede para contribuir com os processos formativos das Federações. As demais regiões estão dando passos neste sentido, por meio de iniciativas estaduais, como é o caso do Pará e Rondônia que inaugura um processo formativo amplo para atender a demanda da Federação, realizando eventos municipais e micro regionais.  
Estas iniciativas sinalizam para fortalecimento de espaços sindicais mais horizontalizados, como as redes de educadores e educadoras do MSTTR, reforçando assim um fazer educativo mais solidário e gerador de caminhos para construção de novos espaços de sociabilidade.
 

Menu Administrativo