Idosas/os do campo de Pernambuco fazem ecoar um refrão: “É preciso estar atento e forte. Não temos tempo de temer a morte”.

As/os participantes da Formação Política da Enfoc para a Pessoa Idosa do Campo em Pernambuco – “Por um envelhecimento digno, saudável, ativo, autônomo e feliz” chegam a um momento muito especial da caminhada: o terceiro módulo e conclusão do Curso. Nessa etapa elas e eles vão trabalhar o eixo do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário em diálogo com a política do Bem Viver.

O objetivo é fortalecer o Movimento Sindical Rural e a militância das pessoas idosas, considerando e potencializando os respectivos saberes, inspirando-as no engajamento das lutas do presente. A intenção é fazer uma interface com o universo do campo, de forma a também proporcionar o reconhecimento, pelo MSTTR, do protagonismo das pessoas idosas como cidadãos dignos, saudáveis, ativos e autônomos.

Esse módulo começou já na segunda-feira, com a participação ativa das/os integrantes do curso no Grito da Terra Pernambuco. Com passos fortes e firmes, eles e elas demonstraram que são presença viva e ativa no Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), e o quanto suas experiências podem continuar contribuindo para que o MSTTR se fortaleça no enfrentamento às ameaças que a atual conjuntura tem apresentado para os homens e mulheres, especialmente os do campo.

Na manhã do primeiro dia (18), a atividade foi iniciada com uma mística, que estimulou uma reflexão, a partir da música Divino Maravilhoso, cantada por Gal Costa, que afirma: “É preciso estar atento e forte. Não temos tempo de temer a morte”. O diretor de Políticas para a Terceira Idade, Israel Crispim, fez uma acolhida emocionada a todas/os as/os participantes, agradecendo pela perseverança na caminhada. Ele lembrou, ainda, o que essa iniciativa está significando para a formação em nível de Brasil: “Pernambuco está sendo pioneiro mais uma vez. Essa nossa experiência formativa com a pessoa idosa está sendo exemplo, e deve ser multiplicada por todo o País”. Até o final do dia, as/os educandas/os vão refletir sobre o bem viver, sobre participação e formação política, e abordar a relação entre o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e o Controle Sindical e Social.

Até o final do curso, haverá aprofundamento sobre os instrumentos e equipamentos de controle social, para a efetivação da Política da Pessoa Idosa; discussões a formação política, a partir da necessidade de se “Olhar pelo retrovisor para seguir adiante”; e uma análise sobre as possíveis estratégias para se assegurar a formação política continuada.

Hoje, quinta-feira, haverá uma celebração da conclusão do processo formativo, que contará com a presença das/os cursistas e de lideranças sindicais de vários cantos do estado. Porém, no dia 21, as/os educandas/os darão continuidade aos trabalhos, até o final do dia.

Menu Administrativo