Troca de Saberes marca o início da VI Turma Estadual de Formação Rio de Janeiro

O primeiro módulo da VI Turma Estadual de Formação do Rio de Janeiro, se iniciou nesta segunda-feira 30 de julho com uma grande ciranda de apresentação, os educandos e educandas trouxeram sua história e suas lutas para roda, gerando uma grande troca de saberes e experiências. Desenhos foram feitos pelos mesmos, expondo a caminhada de vida no campo.

O presidente da FETAGRI RJ Oto dos Santos e os educadores populares do Estado: Silvana Calcanho, Alex Sandro Rodrigues, Graça Torres e Adriana Soares derão boas vindas e construíram as comissões e acordos de convivência, passaram a matriz pedagógica deste módulo.

No segundo dia, a Assessora Regional Sudeste CONTAG Lorena Freitas conversou sobre Sujeito e Identidade com os educandos e educandas, trazendo o caminhar da história da humanidade, as lutas de classe e como o sujeito hoje está inserido na sociedade capitalista.

A Animação deu um show de alegria no retorno da tarde! E Lorena, continuou a conversa, agora pontuando a política na vida das pessoas e das lideranças sindicais.

A noite, foi realizado um Cine Cultura, com o Filme "As Sufragistas", dando base para a aula do terceiro dia, com a Coordenadora Regional da CONTAG Alaíde Lúcia Bagetto sobre Patriarcado e Relações de Gênero.

A semana ainda contará com o Professor da UERJ Helder Molina que fará uma exposição dialogada sobre relações Estado e Sociedade, e uma Análise de Conjuntura sobre as questões da atualidade.

A noite cultural terá uma grande Festa Agostina, valorizando os produtos da agricultura familiar do Rio de Janeiro.

E na sexta, haverá uma roda de conversa sobre os Sujeitos do Campo com as Educadoras Populares Eliane Oliveira e Fabiana Minian.

Menu Administrativo