2º módulo do Curso Regional Norte de Formação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Com os eixos pedagógicos: Memória, Identidade e Pedagogia para uma Nova Sociabilidade; e o tema: Vida Sindical: história, concepção e prática; vai até esta segunda-feira (30), em Boa Vista/RR, o 2º módulo do Curso Regional Norte de Formação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Ao todo, estão presentes 75 educandas(os) dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins e Pará.

 Realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) através da sua Escola Nacional de Formação (ENFOC), o curso tem objetivo de proporcionar uma formação política que fortaleça e qualifique a atuação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), na disputa de políticas e projeto de sociedade, enfatizando a importância do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) para a construção de qualidade de vida no campo e do respeito às especificidades dos povos do meio rural, suas pautas, identidades e lutas.

No caminhar da turma do Norte, estão em debate, temas como: Avaliação da Marcha das Margaridas 2019 e criação de Grupos de Estudos Sindicais (GES); As consequências do golpe de 2016 para as populações amazônicas e para a Amazônia; Conflitos Agrários e Mineração; Sínodo para a Amazônia – desafios para uma atuação efetiva na região amazônica; Estratégias e participação dos movimentos sociais e sindicais na Rede Pan-Amazônica (REPAM); As lutas pré-sindicais e a história do Movimento Sindical no Brasil e na região Norte; Representação e representatividade do movimento sindical da região Norte; Relações sociais e gênero - novas masculinidades; Onde habita meu preconceito?; Dentre outras temáticas.

A turma também destaca a análise de conjuntura feita por profissionais do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), que apresentaram políticas públicas de desenvolvimento rural e os recursos destinados para cada delas, em 2019. A equipe do órgão também analisou o orçamento público na perspectiva de garantir os direitos humanos.

“A partir da análise dos variados temas propostos na matriz formadora da Educação Popular, os educandos e educandas da turma da ENFOC no Norte, poderão contribuir e fortalecer a luta do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) frente os desafios internos e externos. Afinal, como cita Paulo Freire: ‘Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo’”, pontua o secretário de Formação e Organização da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto).

Menu Administrativo