Emoção, lembranças, reflexões, denúncias e anúncios marcam o Ato de celebração dos 14 anos da ENFOC!

Um Ato político cultural marcado por celebrações, denúncias e anúncios, conectando sujeitos de vários cantos do Brasil e da América Latina. Assim foi o Ato em celebração aos 14 anos da ENFOC.

O Ato reuniu de forma virtual a Diretoria da CONTAG, Federações e Sindicatos, ex-secretários de Formação e Organização Sindical da Confederação, artistas populares, colaboradores(as) da Escola Nacional de Formação (ENFOC), representações de organizações parceiras e do Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe (CEAAL), movimento o qual a CONTAG é filiada, e a pulsante Rede de Educadores e Educadoras Populares da ENFOC.

A celebração homenageou os 14 anos da ENFOC e o legado de Paulo Freire, ao lembrar a importância da Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado do mestre e educador popular. A campanha é fruto de uma iniciativa do CEAAL Brasil, articulada com um conjunto de mais de 20 organizações sociais no país em torno da educação popular e de sua prática.

Já as denúncias foram referentes à truculência do Estado para expulsar em plena pandemia, mais de 450 famílias do Acampamento Quilombo Campo Grande, em Minas Gerais.

Idealizada e sonhada pelas mulheres trabalhadoras rurais, a ENFOC foi criada no dia 14 de agosto de 2006, com a realização do 1º Curso de Formação Política (1ª Turma). 

“Hoje, celebramos o sonho desejado por muitas mulheres na construção da ENFOC. E também relembramos que o movimento já fazia formação, mas foi a partir da ENFOC que o processo formativo ganhou expressão nacional com forte presença nos Sindicatos, nas Federações e na CONTAG. São 14 anos de uma trajetória marcou um jeito de fazer formação de maneira crítica, criativa e multidisciplinar com os sujeitos do campo, da floresta e das águas. Uma formação que fortalece tanto o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) quanto a organização e luta dos(as) agricultores(as) familiares e de toda a classe trabalhadora”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

A ENFOC é escola orgânica do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), é política, é classista, é orientada pelos princípios do educador Paulo Freire. É lugar de vivências, de criatividade, de solidariedade, de pertencimento, de reflexão crítica e de construção coletiva de conhecimentos. Ah... Também é espaço de afeto e acolhimento.

“Eu tiro o chapéu para todas(os) que construíram e constroem a história dos 14 anos da ENFOC. A ENFOC nasceu com a mística da mudança social, portanto não volta atrás no caminho. Ela vai ser sempre para frente, para fazer renovação política, consciência crítica desse Movimento. Nossa ENFOC está bem estruturada através da sua Rede de Educadores e Educadoras Populares, enraizada em todo o país. Uma Rede que tem a ousadia como a sua principal característica, buscando sempre encarar os desafios e envolver militantes. A ENFOC aposta na humanização do ser humano, afinal num cenário onde impera a barbárie, buscar a democratização e a humanização da sociedade é extremamente revolucionário”, compartilhou a professora e educadora popular, Socorro Silva .

Nesse caminhar do desenvolvimento de processos formativos (grupos de estudo sindical - GES, turmas estaduais, regionais e nacionais, encontro nacional de formação (ENAFOR), formações específicas para as mulheres, para as pessoas da 3ª idade idosos(as) rurais e para a juventude e tantos outros processo), a ENFOC, ao longo dos seus 14 anos, tem impulsionado o trabalho de base por meio de sua estratégia de multiplicação criativa e primado pela multidisciplinaridade, numa perspectiva crítica, libertadora e transformadora para a formação humana. 

“O trabalho que a ENFOC faz é singular, é contagiante e é necessário. Todos os seus processos educativos valorizam as vivências e todas as questões vinculadas ao trabalho. Afinal, trabalhar é também formar-se. Que a ENFOC seja cada dia mais essencial, pois precisamos colocar as coisas no lugar, para que os nossos filhos e netos não tenham um mundo pior do que nos deixaram”, frisou o professor e colaborar da ENFOC, Fernando Horta. 

A celebração dos 14 anos ENFOC foi também um convite para que todos e todas que fazem o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais reflitam sobre suas práticas e posturas, e diante do novo cenário que atravessa o Brasil e o mundo, sejam exemplos de ousadia e de luta. 

“São muitos os aprendizados que colhemos nesse caminhar dos 14 anos da ENFOC. Uma trajetória marcada pela transformação política dos sujeitos do campo, da floresta e das águas e de todo o conjunto do Movimento Sindical que qualificou nosso processo de organização e de mobilização. Precisamos investir no trabalho de base, enquanto ação fundamental para garantir a emancipação das pessoas. Só assim poderemos combater o autoritarismo, o fascismo e aqueles(as) que nos exploram ao longo dos anos”, convidou o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva.

Viva a ENFOC!

Viva a Rede de Educadores e Educadoras Populares! 

Viva aos 14 anos da ENFOC! 

Viva a CONTAG! 

Assista a Transmissão do Ato AQUI

Menu Administrativo