Curso de formação “Paulo Freire: Um Educador do Povo!”

img

Hoje (06/04), o Centro de de Formação Paulo Freire dá início ao curso “Paulo Freire: Um Educador do Povo!”, que pretende abordar o papel da educação na transformação social a partir dos estudos de Freire e a relação da Reforma Agrária Popular e Educação Popular para a libertação dos povos. A ação faz parte uma série de atividades estão sendo planejadas para o Centenário de Paulo Freire.

A filosofia de Paulo Freire foi um dos pilares da educação libertadora e popular para o modelo e formação ideológica do Movimento Sem Terra. O curso chega como um reforço para quem deseja entender, conhecer e/ou se aprofundar nos estudos sobre o Patrono da Educação Brasileira e um dos maiores pensadores do século XX e ainda está com inscrições abertas.

Em 2020, o Centro de Formação Paulo Freire realizou uma série de cursos virtuais, aproveitando os tempos de isolamento social e confinamento produtivo para oferecer à militância um novo espaço para estudo, para se apropriar de conhecimentos, atualização da conjuntura e de debates políticos, formação política e técnica, cumprindo, portanto, o papel de ser um espaço permanente de formação e capacitação.

Este ano, o Centro de Formação Paulo Freire continuará cumprindo a tarefa e dá início ao terceiro curso de 2021, “Paulo Freire: Um Educador do Povo!”. O curso é destinado aos militantes de movimentos sociais que tem atuação em movimentos de juventude, de luta pela terra, movimento negro, movimento LGBT e diversidade, de mulheres, estudantes, além de dirigentes, formadores, coordenadores de setores e brigadas.

Centenário Paulo Freire

O Especial da “Jornada Nacional Viva Paulo Freire: Um Educador do Povo”, disponível no site do MST, reúne diversas informações e conteúdos, como vídeos, textos, fotos, cartilhas e cartazes, sobre a comemoração do Centenário de Paulo Freire, que já estão acontecendo nos quatro cantos do país.

Curso “Paulo Freire: Um Educador do Povo!“

6 de Abril – 19h
AULA INAUGURAL

13 de Abril – 19h
Educação e Sociedade: fundamentos para entendermos a Educação como Ato Político em Paulo Freire.

20 de Abril
Círculos de Cultura

27 de Abril – 19h
O papel da Educação na Transformação Social.

4 de Maio
Círculos de Cultura

11 de Maio
A conjuntura educacional em tempos de Bolsonarismo e a atualidade de Paulo Freire

18 de Maio
Círculos de Cultura

25 de Maio
SOCIALIZAÇÃO DOS CÍRCULOS DE CULTURA

Caso tenha interesse, INSCREVA-SE em https://bit.ly/3rF5qkL.

Menu Administrativo