CONGRESSO DO STTR DE SANTARÉM, LUGAR DE ESPERANÇA

O IV Congresso do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém, região Oeste do Pará, que acontece hoje e amanhã (27 e 28) traz profundas reflexões sobre a Amazônia e a importância de Paulo Freire para a luta no campo, na cidade e nas florestas.

A CONTAG, através de Carlos Silva (Guto), secretário de Formação e Organização Sindical, entregou mais um busto do educador Paulo Freire à regional, como ação integrante do Curso Prático de Midiativismo em homenagem ao centenário do patrono da educação brasileira.

Na análise de conjuntura, Guto, foi firme em sua mensagem: “O momento do movimento sindical não pode ser de ficar em cima do muro, ele precisa ter uma plataforma clara de defesa da Amazônia e de seus povos. Esta concepção de desenvolvimento da Amazônia criminaliza movimentos, então é preciso construir uma unidade política que reveja esse conceito, para isso, é necessário somar entendimentos e estratégias sobre e para as eleições gerais do ano que vem. Será essa nossa capacidade de construir unidade, na região, nos municípios, dentro dos movimentos, que mudará os rumos do país. E para isso é preciso construir um projeto social que resgate as políticas públicas acabadas no governo Bolsonaro; que resgata todo legado e o valor da educação popular e Paulo Freire, e sobretudo, avance da defesa dos direitos e dos territórios. Só assim vamos garantir mudanças. A nossa força é a nossa voz e até a vitória para todos nós.”
 
Durante a atividade, Ângela de Jesus, Presidenta da FETAGRI, lembrou em sua fala: “A escola Nacional de Formação da CONTAG nasceu a partir da percepção das trabalhadoras rurais de todo Brasil da necessidade de uma formação com a nossa marca, mas com os ensinamentos de Paulo Freire. Libertar da fome, da miséria, libertar a Amazônia. Trazer a consciência da comida envenenada, da ganância dos grandes projetos. Ele deixou pra nós a consciência de que é preciso nos libertar.”

Após dois dias de mergulho nos debates e na construção do novo plano de lutas, o STTR de Santarém vai sediar a transmissão do Curso Prático de Midiativismo 2, apresentando e compartilhando sua experiência de quase vinte anos utilizando a rádio comunitária rural como ferramenta de informação e mobilização popular.

 
Viva a vivência democrática!

Viva Paulo Freire!


Menu Administrativo