Margaridas de Pernambuco avançam na organização e participação rumo à 7º Marcha

img

O 2º Curso Estadual da Enfoc em Pernambuco de Formação Política de Mulheres finalizou na última sexta-feira (26) o segundo módulo falando da importância do trabalho de base e refletindo as dificuldades e os desafios do diálogo com as comunidades. Para isso, as mulheres construíram juntas planos de ações em cada um dos polos sindicais. Essas atividades deverão ser realizadas nos territórios até o terceiro e último módulo, que ocorrerá em julho.

Um dos momentos mais importantes foi a definição do nome da turma: “Jenusi Marques e Adriana do Nascimento”, em homenagem às diretoras que vêm puxando a cada módulo a importância da mobilização coletiva das mulheres do estado em vistas da 7ª Marcha das Margaridas, que acontece em agosto em Brasília. A turma também vai homenagear Dilma Rousseff, a primeira presidenta do Brasil.


“O curso tem sido um espaço para trocas de conhecimento e construção das estratégias coletivas. A cada módulo, vamos percebendo o amadurecimento do grupo, e, nesse segundo, ficou mais evidente o quanto somos fortes e como a Marcha das Margaridas tem se consolidado como essa força mobilizadora que junta as mulheres em torno da busca por direitos. Nossa expectativa é de que o terceiro módulo seja ainda mais potente e que a gente possa sair do curso prontas para a 7ª Marcha!”, pontuou Jenusi Marques.

Ao longo dos quatro dias, lideranças e educadoras populares trouxeram oficinas com os temas de gênero e sexualidade, comunicação, raça e espiritualidade e religiosidade.

“Esse 2º módulo trouxe muita potência, muita força e vontade de fazer acontecer. As mulheres demonstraram consciência de que são fundamentais para liderar essa construção da 7ª Marcha das Margaridas. Destacamos reflexões e testemunhos muito inspiradores sobre a participação política das mulheres, no intuito da efetivação da democracia participativa em nossas vidas sociais e privadas”, aponta Adriana do Nascimento.


O módulo ainda teve espaços de cuidado coletivo entre as mulheres, assim como com uma equipe especializada em práticas integrativas, discussão sobre democracia e ecofeminismo e a importância sobre a participação política das mulheres, além da exibição do filme As Sufragistas durante o Cine Enfoc.

Outras diretoras e diretores da Fetape compareceram ao longo do evento, como a diretora de Política do Meio Ambiente, Ivanice Melo, o vice-presidente, Adelson Freitas, o diretor de Política para a Juventude, José Severino Silva e o diretor de Política para a Terceira Idade, Adimilson Nunis.

Entre as convidadas e convidados que compareceram ao longo do curso estão o deputado estadual Doriel Barros, a deputada estadual Dani Portela, a vereadora e diretora de Finanças do STR de Bom Jardim, Ana Nery, e a primeira diretora de Mulheres da Fetape, Mulica.

Agora, começam os preparativos para o terceiro e último módulo do curso, que acontecerá em julho. “O 3º módulo, além de trazer a tão esperada Transformatura, na qual essas mobilizadoras se tornam educadoras populares, também nos remete à expectativa da aproximação da tão esperada caravana à Brasília, nos permitindo somar com tantas outras margaridas do país interior e da América Latina. Etapa importantíssima nessa reconstrução do Brasil e busca pelo bem viver”, finaliza Adriana do Nascimento.



Menu Administrativo