Assalariados(as) Rurais: Um debate nosso!

img

Situação dos assalariados e assalariadas foi o grande tema de reflexão desta sexta-feira (30) para nossos educandos e educandas da 5ª Turma Nacional da Enfoc. Desde a apresentação dos números ligados a exploração da mão de obra no campo brasileiro pelo expositor Junior Dias do DIEESE, perpassando pelas falas do educador Beto Novaes e do assessor da Contag, Carlos Eduardo, toda temática fez que cada um(a) presente  refletisse sobre a atual situação dos  assalariados(as) rurais no meio rural brasileiro.
Gente como seu Manoel de Jesus, educando da 5ª turma, que denunciou a grave situação de assalariados (as) no Piauí. "É um trabalho pesado dos nossos irmãos e irmãs que saem e não voltam mais para seus povoados, pois muitas vezes ficam presos aos vários compromissos assumidos com o grande empresário, e por não terem recursos ficam forçados pagar a divida com longas e pesadas jornadas de trabalho", denunciou
Maria Batista, educanda do Mato Grosso, emocionada ressaltou vários desafios para serem conquistados. “ Precisamos discutir sobre a conquista de políticas sociais para os assalariados (as) rurais, reivindicar para diminuir a jornada de trabalho que ultrapassa os limites da capacidade humana, dialogar sobre a ausência de equipamentos de trabalho, entre outras”.
Já a educanda Regina Ferreira de Minas Gerais, reivindicou que o Ministério Público e Parlamentares tomem providência para resgatar quem está na escravidão.

Documentário Migrantes
No Cine Enfoc os educandos e educandas assistem o documentário MIGRANTES, que mostra a saída de assalariados e assalariadas do Maranhão e Piauí para trabalhar no corte de cana em São Paulo.
Sobre o documentário!!!!
A direção do documentário “Migrantes” é de Beto Novaes, Francisco Alves e Cleisson Vidal, com edição de Luiz Guimarães. O filme, com cerca de 40 minutos de duração, teve apoio do Ministério da Educação e do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) do Governo Federal. A produção é da MP-2.

Lançado no final de 2007, durante Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), também teve lançamentos regionais. Na Bahia, foi exibido no Encontro da Associação Brasileira de Estudos sobre Trabalhos; em Sergipe, num encontro de formadores da Contag; na Câmara Municipal de Piracicaba (SP), o lançamento teve a presença de representantes de 28 municípios da região, e foi transmitido pela TV Câmara; além de ser lançado na cidade de Santo André (SP); na Universidade Estadual Paulista (Unesp); e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Menu Administrativo