Reforma Política Já!

img

 

Reforma Política Já!


A Reforma Política foi tema de discussão na 5ª Turma da ENFOC Nacional. Para educandos e educandas de todo país o tema tem que ser tratado constantemente nas pautas de mobilizações do MSTTR, pressionando desta forma o Governo, desde a câmara dos deputados, senado, executivo e judiciário, na perspectiva de ser alcançada “a reforma política que a sociedade quer”. 
A turma é totalmente contra o financiamento de campanhas. “Os políticos se preocupam em resolver os problemas dos seus financiadores de campanha e esquecem do povo que os elegeu, assim também não acreditamos que um Congresso extremamente conservador, que foi eleito com o dinheiro das grandes empresas, possa fazer uma reforma política em favor do povo” afirma Deoclides Bergonsi que mora em Boqueirão do Leão-RS.
Os educandos (as) também acreditam que para Reforma Política acontecer de fato, o povo precisa sair às ruas para pressionar o congresso. “Para o Congresso representar de verdade a vontade do povo, nós que fazemos o MSTTR, juntamente com todos e todas dos movimentos sociais temos como desafio, levar as demandas, posições e reivindicações da sociedade que queremos”, Raniele Bianchi do Espírito Santo.
Também foi discutido com a turma a proposta de emenda constitucional admitida esta semana pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, para começar a tramitar na casa. “Nós achamos que é uma medida “antirreforma política”, pois ela deixa de fora a parte mais importante que é o fim do financiamento privado de campanhas e o alto custo das campanhas eleitorais”, denunciou Josinéia Santos do Acre.

Fique sabendo!
Enquanto a turma debatia o tema, educandos (as) das cinco regiões do Brasil juntamente com outros representantes da Contag e de entidades s da sociedade civil realizaram, nesta quarta-feira (4), na Câmara dos Deputados em Brasília, um ato público pela realização de um plebiscito pela Reforma Política. O objetivo da mobilização, que contou com a presença de vários parlamentares, foi dar continuidade ao pleito pela Reforma, mas reforçando a consulta popular e a defesa da convocação de uma assembleia nacional constituinte exclusiva.

Menu Administrativo