Pernambuco celebra a transformatura de educadores e educadoras populares do Agreste Meridional

Aprofundar o debate sobre o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) do Movimento Sindical Rural, para fortalecer a prática sindical junto às suas bases. Essa é a grande responsabilidade assumida pelos 27 educandos e educandas do Polo Sindical do Agreste Meridional no 3o módulo do  1º Curso Regional de Formação. Essa etapa, que começou ontem (18) e vai até a próxima sexta, no Centro Social da Fetape, em Garanhuns, também será marcada pela cerimônia de transformatura da turma, que recebe o nome do presidente da Federação, Doriel Barros. 
 
Esse módulo aborda  temas estruturantes do PADRSS, a exemplo da agroecologia, educação do campo e alternativas para a convivência com o Semiárido. Uma feira com produtos da agricultura familiar da região possibilitará aos/às  educandos/as perceber, na prática, como o Projeto Alternativo se concretiza "lá na ponta", no local de origem de cada participante. Assim, será possível fazer com que os conceitos se tornem mais próximos da realidade, mais orgânicos. Os/as educandos/as também  estão rememorando, em vários momentos,  os temas trabalhados nas duas primeiras etapas do curso, fortalecendo a ideia que a formação ocorre dentro de um processo e não de forma isolada.
 
Esse Itinerário formativo da Escola de Formação da Contag (Enfoc), que vem sendo desenvolvido  nos Polos Sindicais do estado, por meio da Diretoria de Organização e Formação da Fetape, tem envolvido fortemente os/as educadores/as populares da Enfoc/PE. Eles têm um papel fundamental em cada etapa, contribuindo diretamente com todo o processo metodológico.
 
"Ao iniciarmos o nosso segundo mandato a frente da Diretoria de Organização e Formação Sindical, depois de termos realizado duas turmas do Curso Estadual da Enfoc, avaliamos que era chegada a hora de seguirmos para as comunidades rurais, nos aproximando mais das nossas bases. Hoje, temos certeza que  acertamos ao decidirmos fazer os cursos nos Polos Sindicais. O nosso sentimento é  de grande animação, ao percebermos que já estamos concluindo  a segunda turma no estado, já que a primeira foi no Sertão do Pajeú", analisa o diretor de Organização e Formação da Fetape, Adelson Freitas. 
 
 
Para ele, a estratégia valorizou a memória, a cultura e a historia da região. "Houve um importante debate sobre a produção da agricultura familiar e, principalmente, um envolvimento e uma afirmação da identidade da REDE de Educadores e Educadoras Populares dos Polos, que nos ajudou a coordenar e organizar todo o processo. Foi, de fato, uma ação conjunta, protagonizada pelos educadores e educadoras", destaca. 
 
Adelson pontua, ainda, que essa estratégia contribuiu para que fosse atingido um maior número de dirigentes e lideranças sindicais, discutindo a realidade local e fortalecendo uma  prática sindical de luta por melhores condições de vida para os homens e mulheres. "Foi possibilitado a 54 novos educadores e educadoras populares, nos dois Polos, o fortalecimento da militância, orientados pelo nosso projeto político, o PADRSS. Isso irá potencializar o enfrentamento do cenário que vivenciamos, de disputa de base, pois a nossa perspectiva é a melhoria da representatividade do MSTTR", finaliza o diretor.
 
Transformatura
 
 Na noite desta sexta-feira (20),  haverá a  Transformatura dos educandos e educadas dessa primeira turma Agreste Meridional. Esse nome é dado à cerimônia  porque a Enfoc compreende que o papel da formação não é pôr os educandos/as em uma fôrma. Para ela, a formação tem uma proposta que expressa o desejo de mudança, de fazer a transformação na nossa sociedade, no MSTTR e em cada pessoa que vive esse processo.
 
Homenagens -  Doriel Barros, presidente da Fetape, e liderança daquela região, foi o escolhido para dar o nome a essa 1ª Turma, que terá como madrinha Lucimar Oliveira , assessora do Polo Sindical, e padrinho, Adelson Freitas, diretor da Federação . Os educandos e educandas também irão homenagear o grande lider sindical Manoel Santos (in memoriam), o senhor Aluizo Bernardo da Silva, membro da Academia Sindical Fetape pela Região, e Maria Jenusi Marques, diretora de Mulheres da Federação e também liderança do Polo.

Menu Administrativo