Reunião do Coletivo Estadual de Formação da Fetag e realização da Oficina de Autoformação envolveram Educadoras e Educadores Populares da Enfoc de 13 regiões da Bahia

img

Terminou na tarde de hoje (23), em São Gonçalo dos Campos, Recôncavo Baiano, a Oficina de Autoformação das educadoras e educadores da Enfoc na Região Oeste da Bahia. A intenção foi proporcionar ao grupo um aprofundamento teórico e metodológico, além de preparar o primeiro módulo do Curso Estadual de Formação Sindical do estado. A atividade teve início desde a última segunda-feira (21) e aconteceu dentro da reunião ampliada do Coletivo de Formação e Organização Sindical e contou com a participação de representantes de 13 regiões baiana.

A maior parte das/os presentes foram presidente e assessores de polos, além de lideranças sindicais vindos de processos formativos da Escola de Formação da Contag (Enfoc). A Enfoc trabalha na perspectiva de construir e fortalecer a rede de educadores do movimento sindical rural (MSTTR) em todo o país. Agora o desafio para essas pessoas é o de realizar os cursos locais e fortalecer os Grupos de Estudos Sindicais (GES).

Para a Secretária Estadual de Formação e Organização Sindical da Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia (Fetag), Vânia Marques Pinto, realizar a oficina de autoformação dentro da reunião ampliada do Coletivo foi um desafio para aprofundar a interação e o compromisso das/os educadoras/es da rede na construção de momentos mais envolventes e criativos.

Como novidade Vânia cita a Oficina de Comunicação Popular, realizada pela educadora e comunicadora popular Rosely Arantes. “A proposta era a de ampliar os horizontes e fomentar a percepção de que a comunicação tem papel relevante na sociedade e na concepção de mundo que temos. E o atual cenário político nos diz que o MSTTR precisa pautar essa discussão de forma responsável e enérgica. Porque a formação e a comunicação podem e devem contribuir para qualificar a nossa militância no enfrentamento da luta de classes”, alerta.

Tanto para o suplente da Secretaria de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Felipe, Florisvaldo Cavalcante dos Santos, quanto para o Secretário de Política Agrícola da Fetag-BA, Joaquim Francisco Neto, ambos agricultores rurais, foi possível compreender a necessidade do movimento sindical rural melhorar e dar mais atenção à comunicação como uma ferramenta de luta dos trabalhadores. “Deu para entender que precisamos e como podemos melhorar nosso comportamento juntos aos meios de comunicação, em especial nas redes sociais para fortalecer nossas ações de base”, afirma Florisvaldo.

Já para a agricultora e coordenadora do Polo Sindical de Guanambi, Leidjane Baleeiro, a palavra que resumiu a oficina foi surpresa. Houve muita novidade “não havia me dado conta de como os meios de comunicação interferem na nossa vida. Agora dá para entender porque é tão difícil fazer a disputa do nosso projeto político”, desabafa.

O 1º Módulo do Curso Estadual de Formação Político-Sindical da Enfoc-BA será realizado entre os dias 09 a 13 de maio, em local a definir. Participarão aproximadamente 90 dirigentes sindicais dos 17 polos e terá como tema “Projeto de Sociedade em disputa: Estado, Sociedade e Ideologia”.

Menu Administrativo