1º Módulo - Curso Estadual de Formação da FETAG-AL

img

A FETAG- AL iniciou no dia 09 demaio e vai até sexta feira dia 13, o 1º módulo da 5ª turma Estadual da ENFOC. Aatividade está sendo realizada no Centro Social da FETAG em Maceió, e inicioucom a participação dos diretores da FETAG que saudaram os participantes efalaram da importância da Escola para o crescimento e fortalecimento doMovimento Sindical. Durante as falas de boas vindas foram relembrados, pelosdiretores, momentos históricos das lutas e repressões enfrentadas por dirigentesna década de 60, no auge da ditadura militar, e das várias conquistasalcançadas depois desse período até os dias atuais. Foi reforçada a importânciada participação dos jovens na Escola, pois esses carregam a responsabilidade dedar prosseguimento, juntamente com as lideranças atuais, as lutas em benefíciodos homens e  mulheres do campo.

O Eixo Pedagógico a sertrabalhado nesse primeiro módulo será:Memória, Identidade e Pedagogia para uma nova sociabilidade, tratandodiretamente do Origem do sindicalismo noBrasil e no mundo, Estrutura, Organização e Reorganização do MSTTR, Conquistase Resistências, história da CONTAG e FETAG/AL, Organização das mulheres,história de lutas pela democratização dos espaços de poder e suasespecificidades (Gênero e Geração), Autossustentação do MSTTR e tem comoobjetivo proporcionar, entre outras coisas, uma formação política para aslideranças e dirigentes sindicais de todos os cantos do Estado de Alagoas,visando fortalecer e qualificar a atuação na luta pela disputa de projetos desociedade, nos espaços de formação, negociação e monitoramento de políticaspúblicas de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário na Gestão dasentidades sindicais. Para facilitar e moderar esse módulo a escola contará comparceiros do movimento sindical em Alagoas e a rede pedagógica da ENFOC doPróprio Estado, além de diretores da Federação que trarão para o grupo suasvivências e experiências enquanto militantes sindicais.

A turma está formada por 51participantes entre lideranças de base, diretores e diretoras de sindicatos,jovens egressos de GES (grupos de estudos sindicais) e do Projeto JovemCidadão. Dos participantes, vale destacar que a maioria formada por jovens emulheres que tem expressiva liderança em suas bases de atuação.

As expectativas apresentadaspelos participantes são muitas e espera-se que ao final desse 1º módulo saiamtodos e todas mais motivados e comprometidos com as lutas do MSTTR para quesejam alçados novos voos e alcançados novos horizontes diante do conturbadomomento político, social e econômico que enfrentamos no País.   

Menu Administrativo