Enfoc renova posturas, transforma olhares e motiva condução política da Rede de educadores baianos

“Eu nunca gostei muito de discutir política, mas esse cenário que estamos vivendo e a Enfoc me fizeram pensar diferente. A discussão política feita aqui foi importante. A Enfoc pra mim é isso, ela me renova, me transforma e me motiva”. Essa foi a fala da Diretora no Sindicato de Iaçu, região da Chapada Diamantina, Tatiane Santos, durante a abertura do 3º Módulo dos Cursos Regionais da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc) da Chapada Diamantina e de Irecê, região central da Bahia. O encerramento do Curso está sendo realizado no centro Paroquial de Uibaí, a aproximadamente 500 quilômetros de Salvador.



As duas turmas juntas somam 94 pessoas que no final dessa semana receberão o certificado de conclusão de curso e também celebrarão os 10 anos da Escola da Contag. Como em todas as turmas da Enfoc, para muitas/os esta será a primeira festa de formatura, o que faz com que esse momento seja especial para as/os educandas/os e colaboradores.

Neste primeiro dia houve a interação da turma e a construção da memória do segundo módulo. Perguntas como “quem é você?” e “como foi a vivência durante o curso?” estiveram presentes na roda maluca, instrumento metodológico utilizado para aproximar a turma e criar uma conexão com o grupo. Também foi realizada uma análise de conjuntura com a vereadora e socióloga Dóris Alencar (PT) que apresentou dados que ajudam a compreender o cenário atual e a criar argumentos contundentes para fazer a formação de base e lutar contra o golpe que está em curso. Para a assessora do polo de Irecê, Silvéria Machado, “essa parte da conjuntura foi excepcional, pois ela fez um comparativo mostrando dados do governo de Fernando Henrique Cardozo e dos governos Lula e Dilma”.

A possibilidade de juntar as duas turmas está sendo uma experiência “fantástica”, segundo a Secretária Estadual de Formação da Bahia, Vânia Marques Pinto. “As experiências que cada turma traz enriquecem o debate e ampliam a visão política e cultural do grupo. Esse módulo foi planejado com muito cuidado. Amanhã teremos um lazer pedagógico fazendo um olhar para o meio ambiente e ainda iremos visitar um lacticínio comunitário.  Essa semana promete ser enriquecedora”, afirma animada. 

No final do dia, a matriz pedagógica foi socializada e as equipes de trabalho, que cumprem um importante papel pedagógico, divididas. À noite a turma vai assistir ao filme “Os Narradores de Javé”, que conta a história de uma comunidade que se mobiliza frente a uma grande calamidade.

Menu Administrativo