Carta de Agradecimento ao EPAFOR

img
FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DO ESTADO DO PARÁ


“ Os sonhos são os mapas dos navegantes que procuram novos mundos. 
Na busca dos seus sonhos você terá de construir um novo saber, 
que eu mesmo não sei...” (Rubens Alves)


Foi assim sonhando e ao mesmo tempo construindo coletivamente que realizamos no período de 28 de junho a 02 de julho de 2016, o I Encontro de Praticas Formativas do Pará- EPAFOR, trazendo o Lema 'EPAFORTALECER A BASE'! Com a presença de mais ou menos 300 educadores e educadoras, convidados/as, colaboradores e colaboradoras.

Foram cinco dias de muito aprendizado, socialização de experiências realizadas a partir do processo formativo da ENFOC no Estado e no Brasil, mais também experiências trazidas por outros movimentos como Movimento dos Atingidos por Barragem – MAB, Levante Popular da Juventude, IEB- Instituto Internacional de Educação do Brasil, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST. Fundação Viver, Preservar e Produzir – FVPP, FATA.

Agradecemos profundamente o apoio que tivemos da CONTAG e da ESCOLA Nacional de Formação – ENFOC, e a participação dos educadores populares Amarildo Carvalho e Alexandre Merrem, sem esse apoio os desafios seriam maiores.

Nestes cinco dias fomos construindo a partir dos espaços formativos uma carta de compromissos que foi aprovado pelos e pelas participantes do encontro no último dia como forma de celebrar os 10 anos da ENFOC e nos comprometer com a continuidade do processo formativo criando e recriando caminhos na multiplicação criativa do conhecimento.

Alegrou-nos muito no momento de fazermos a prestação de contas dos recursos recebidos no valor de 80 mil reais, foi descobrir que gastamos somente a metade. Por conta de muita doação de alimentos produção da agricultura familiar que foram trazidos pelas nossas regionais, foram tantas que muitos produtos não foram consumidas e resolvemos fazer doação para a primeira turma de Direito da Terra da UNIFESPA – Marabá e para a juventude da regional Guajarina que irá realizar o I festival da juventude rural nos dias 26 e 27 de julho no município de Bujaru-PA.

Temos ainda muitos desafios a serem superados coletivamente, precisamos fazer um momento de avaliação do processo vivido juntamente com o coletivo de formação e a rede de educadores e educadoras do Estado e realizar uma oficina de comunicação ainda para este ano no final de agosto.

Para isto estamos propondo que o restante do recurso que sobrou possa se usado para estas duas atividades. Estamos no processo de construção dos relatórios político e financeiro e tão logo termine enviaremos.

No mais, nossos sinceros agradecimentos, estamos juntos e juntas...

Euci Ana da Costa Gonçalves
Secretaria de Formação e Organização Sindical da FETAGRI-PA.

Menu Administrativo