OFICINA PREPARATÓRIA: 2º módulo do Curso Nacional da VI Turma da ENFOC

img

Na perspectiva de avaliar o primeiro módulo do Curso Nacional de Formação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário; o andamento das atividades Intermodulares da plataforma virtual; bem como preparar o segundo módulo da VI Turma da ENFOC e o Seminário Internacional de Educação Popular; apresentar e discutir a sistematização dos 10 anos da ENFOC; acontece até esta terça-feira (12 de julho), no auditório Maria Margarida Alves, na sede da CONTAG, a Oficina em preparação ao 2º módulo do Curso Nacional e aos processos de sistematização.

Entre os mais de 20 participantes da Oficina, estão educadoras e educadores populares de todo o Brasil. Um deles é o educador Samuel Santos, de Santo Antônio da Patrulha-RS, que foi desafiado a contribuir com o 2º módulo da Turma Nacional da ENFOC.

“Pra mim é um grande desafio participar da equipe pedagógica que está pensando o 2º módulo. Com o grande desafio de implementar as tecnologias no tempo comunidade do processo formativo. É importante frisar, que a educação em tecnologias não veio para substituir o que a ENFOC faz no seu tempo Escola, mas sim para potencializar o processo formativo no tempo que os educandos e educandas estão na base, fazendo seu trabalho. É um desafio bastante grande e estamos aqui pensando com carinho nesse 2º módulo que vai ter também o Seminário Internacional de Educação Popular”, destacou.

Do Norte do Brasil, quem também veio somar com a equipe foi Izete Rodrigues Rabello, que integra o Conselho Gestor da ENFOC e é vice-presidente da Fetagri-AM.

“A ENFOC nos presenteia com um processo produtivo que desperta nas pessoas a maneira de se trabalhar na parte Sindical. A Escola é um lugar de transformação... Por mais que você não consiga na primeira vez, pois são várias etapas, com certeza a medita que a pessoa avança é natural e perceptível várias mudanças, ou seja, quem passa pela ENFOC, já sai com outro pensar, com outro agir, e com o desafio de transformar realidades por todo o País ”, descreve com muito sentimento a educadora popular do Amazonas, Izete Rodrigues.

Por dentro da IV Turma Nacional da ENFOC

No meio do nosso itinerário de celebração dos 10 anos da ENFOC, a 6ª Turma do Curso de Formação Política – ENFOC vem com 126 educandas e educandos de todo o Brasil e ainda do Uruguai, Costa Rica, Equador e Chile.

A IV Turma é a pioneira na utilização da Plataforma Virtual, novo campo de integração proposto pela linha pedagógica da ENFOC. Uma oportunidade que educandas e educandos estão tendo de experimentar essa ferramenta que permite que todas e todos fiquem conectadas(os) para desenvolver facilmente as atividades intermódulos, independente do lugar que estão no Brasil, Chile, Equador, Uruguai e Costa Rica, sempre trocando informações online.

Um pouco da ENFOC ... 10 anos... Um novo jeito de ser Escola

Lugar de transformação política”, de estimular percepção crítica, rever posturas e buscar uma nova prática sindical, ancorada na ética, na solidariedade; na democracia; na equidade de gênero, étnico-raciais e de geração; no respeito às diversidades culturais, regionais e religiosas.

Essa é nossa Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), que no dia 14 de agosto de 2016, celebra 10 anos de transformação do saber e prática sindical.

Que nunca abandonou seus princípios, definidos pela Política Nacional de Formação (PNF), fazendo uma formação orientada pela Educação Popular, na consciência de classe e na utopia de construir um Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS).

Atualmente com 06 Turmas do Curso Nacional, 25 Turmas dos Cursos Regionais, 112 Turmas dos Cursos Estaduais e 5500 Educadores e Educadoras Populares, a ENFOC é o resultado vivo da construção de várias mãos (CONTAG, Fetag´s e dos Sindicatos, que ousaram construir uma Escola orgânica do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).

Lugar que fez e faz brotar a grande Rede de Educadores e Educadoras Populares.

10 anos que nos convidam para seguir com a missão de mudar a vida de pessoas, de grupos e regiões, de transformar a luta do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de todo o País.

Menu Administrativo