BAHIA REALIZA SEGUNDO MODÚLO DA ENFOC ESTADUAL

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia - FETAG/BA, através da Secretaria de Formação e Organização Sindical, realiza o 2º Módulo da IV Turma Estadual no curso da ENFOC – Escola Nacional de Formação da Contag, na capital baiana, Salvador.

Através das agroindústrias, do artesanato, da culinária típica de cada município mais de 55 dirigentes sindicais e trabalhadores(as) realizaram a exposição de produtos da agricultura familiar cultivados na zona rural e típicos de cada uma das 18 macros regiões que subdivide a Bahia. A oportunidade de apresentar e conhecer em um único local as riquezas produzidas nas pequenas propriedades rurais foi destaque na fala de Jordane Vieira, secretaria Geral do STTR de Umburanas_Ba . Esses produtos são uma oportunidade para melhorar a renda das famílias rurais e contribuir com a sucessão rural, proporcionando ao homem e à mulher do campo viver com renda e qualidade de vida.

O grupo discutiu que é preciso enxergar o agricultor familiar como sendo capaz de gerar riqueza, produtos de qualidade e contribuir cada vez mais com o desenvolvimento da região, do estado e do país. E o sindicato como uma célula organizadora da classe trabalhadora.

Também foi possível conhecer recortes da vida dos sindicatos através de imagens, bandeiras, bonés, camisas e materiais de divulgação. A discussão, que teve início no dia anterior, tratou sobre a vivência da história do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). 

O assessor regional da Contag, Givanilson Porfírio, falou sobre o surgimento do movimento na Bahia, no início da década de 70, quando surgiram os primeiros sindicatos da categoria. Ele destacou também a realidade de cada homem e de cada mulher naquela época e pontuando que o primeiro STTR foi criado no sul da Bahia, por volta de 1934.

A noite de hoje está reservada para as oficinas pedagógicas de Educação Popular e Arte, e de Comunicação Popular e Mídias Sociais. Estas tem por objetivos aprofundar os elementos presente na arte articulada com a educação e na comunicação popular, além de trazer novas abordagens e elementos.

Menu Administrativo