"Sou humano, possuo direitos" é o tema do 2º Módulo do Curso de Formação Política para os Idosos em PE

Em plena época em que os direitos trabalhistas sofrem ameaças reais de extinção, promovidas pelo atual governo golpista, a Rede de Educadoras/es, educadores populares, representantes da Universidade e dos movimentos sociais discutiram as concepções dos Direitos Humanos, na dimensão da humanidade  e enquanto garantia das condições objetivas e subjetivas de vida digna. A análise, que aconteceu nos últimos três dias, no Centro de Formação do Sindsprev, área norte do Recife, norteou a 2ª Oficina de Autoformação que vem planejando o Curso de Formação Política da Enfoc para Pessoa Idosa do Campo em Pernambuco. 
 
Para o Diretor de Política para a Terceira Idade da Fetape e idealizador desta formação, Israel Crispim, este momento marca uma discussão mais aprofundada sobre o atual momento político do país e como as decisões do atual governo irão repercutir na vida das/os trabalhadoras/es idosas/os do campo. “Saímos de um momento em que olhamos para os processos de envelhecimento e partimos para analisar a sociedade e as nossas lutas por direitos. Não estamos pedindo esmolas, estamos exigindo o cumprimento dos direitos humanos já garantidos na Constituição e nos diversos Tratados. E é preciso que a idosa e o idoso do campo compreendam isso e continuem a lutar, especialmente neste momento”, alerta.
 
Além da produção coletiva da Matriz Pedagógica que irá orientar o segundo módulo do Curso, o grupo também passou por um processo formativo com a Doutora em Serviço Social e Gerontóloga, Sálvea Campelo, que destacou a contradição de termos como a Terceira Idade e Boa Idade, adotados por organizações de defesa dos direitos humanos, mas que reforçam o modelo capitalista e opressor de produção e de trato do envelhecimento como algo dissociado de dignidade, enxergando-as/os apenas na qualidade de consumidor. Ela ainda alerta que apenas 30% do envelhecimento está condicionado ao fator genético e os outros 70% às condições de trabalho a que as pessoas são submetidas ao longo da vida.
 
Outro aprofundamento realizado foi a dos Direitos Humanos numa perspectiva humanizada e humanizadora. “O que é humano? O que são Direitos? Os Direitos Humanos são humanizados? Direitos Humanos para quê e para quem? São discussões que precisamos fazer com todas as pessoas e que bom que vocês estão fazendo isso com as/os idosas/os do campo, que são aquelas/es esquecidas/os da materialização desses direitos, por meio das políticas públicas”, parabeniza a Assistente Social, Arte-terapeuta e mestranda em Direitos Humanos, Fabiana Moura. 
 
O Curso de Formação Política da Enfoc para a Pessoa Idosa do Campo nasceu das demandas apresentadas pelas pessoas idosas e é uma iniciativa da Diretoria de Política para a Terceira Idade da Fetape e da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc). Participam desta formação idosas/os e jovens da Rede de Educadoras/es do estado, além de convidados de outras Federações. O próximo módulo será de 07 a 11 de novembro.

Menu Administrativo