De onde viemos?

O 9º Congresso Nacional da CONTAG deliberou pela criação de uma Escola Sindical com atividades voltadas para formação dos dirigentes e assessores(as), indicando como perspectiva uma formação militante, processual e ampla nas temáticas que desafiam a luta sindical hoje. Embalados pela necessidade imediata de ver a escola existindo, os trabalhadores e trabalhadoras, presentes no Congresso, manifestaram que a primeira reunião do Conselho Deliberativo subsequente, fosse um espaço de diálogo sobre a escola, para a definição de seu caráter e das estratégias a serem desenvolvidas para a concretização dos objetivos definidos no Congresso.

O Conselho Deliberativo da CONTAG, ao refletir sobre tamanho desafio, decidiu pela constituição de um Grupo de Trabalho, responsável pela construção dos primeiros documentos orientadores da concepção e da prática da escola, bem como, um esboço do primeiro curso a ser desenvolvido. A partir daí constituiu-se um desenho, a várias mãos, do Projeto Político Pedagógico – PPP, dos espaços de gestão e da estratégia formativa.

“Aprender a fazer fazendo” foi o caminho que encontramos para dar conta da demanda mais imediata e seguir adiante dando passos que oportunizassem o desenvolver de uma ação formativa transformadora e libertadora. Assim, no dia 14 de agosto de 2006, foi inaugurada a Escola Nacional de Formação Política da CONTAG (ENFOC), com a realização do primeiro Curso Nacional de Formação Político-sindical.

Menu Administrativo