Últimos DEPOIMENTOS

Já havia participado de um Estadual em Belo Horizonte e depois participei do Regional que se deu em Belo Horizonte, Vitória e Baurú.
uma experiência formidável, de formação e partilha das experiência vividas no dia a dia no movimento Sindical.

José Carlos de Souza Ouro Fino/MG

Foi, maravilhoso, tanto de aprendizado como valorização do movimento sindical, o conhecimento, as trocas de experiências com outros companheiros de luta, sou grata a assessora do nosso polo por ter me incentivado a participar
E hj após passar pelas transformaturas me sinto capaz de poder ajudar outras pessoas

GRATIDÃO!!!

Agostinha Rodrigues Gomes Coelho Afranio/PE

A escola de formação para mim foi uma grande experiência de vivência, compartilhamento, conhecimento, liberdade de expressão e empoderamento. Tudo era novo para mim, pois só participava dos encontros do sindicato e estava com pouco tempo que estava ativa dentro da entidade como suplente de mulheres. Era muito destreinada, não sabia ao certo o que estava fazendo ali, mas quando me deparei com novas pessoas, educadores espetacular, e uma diversidade imensa de conhecimentos, qualquer um que conhece ENFOC se transforma totalmente, tanto no modo de pensar como de agir. Eu sou muito Grata a escola de formação.
#PAULO FREIRE
#LULA PRESIDENTE
#ENFOC TRANSFORMA

maria vilani de oliveira sousa Banabuiú/CE

A Enfoc pra mim foi um grande aprendizado sobre as práticas sindicais, e me proporcionou uma grande perspectiva, e uma autoestima para o fortalecimento e valorização para construção coletiva no meio rural.
A Enfoc me renovou, e me fez uma pessoa transformada no conhecimento sindical.
VIVA A ENFOC
VIVA A CONTAG
VIVA A FETAPE-PE
Flavio Luiz coelho Fernandes .
Sindicato Dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Afrânio-PE.

Flavio Luiz coelho Fernandes Afrânio/PE

A Enfoc. Pra mim foi muito significante, e tive a oportunidade de ganhar grandes experiências, foi também um grande aprendizado sobre as práticas sindicais.
Me proporcionou uma grande perspectiva e uma autoestima para o fortalecimento e valorização para construção coletiva no meio rural.
A Enfoc me renovou, e me fez uma pessoa transformada no conhecimento sindical.

VIVA A ENFOC
VIVA A CONTAG
VIVA A FETAPE-PE

Flavio Luiz coelho Fernandes Afrânio/PE

Bom dia a todos e todas, eu Avalio a ENFOC uma excelente escola,com isso eu estou aprendendo e vivenciando a política no meio rural.

Leonardo da Conceição Viana AFRÂNIO/PE

Cheguei agora no movimento sindical sou grato ao a todos e todas,e estou feliz por estar aprendendo e vivenciando a política no meio rural.

Leonardo da Conceição Viana AFRÂNIO/PE

ENFOC é tudo de bom que aconteceu pra o movimento muito aprendizado,uma capacitação importantíssima de ótimo qualidade, ENFOC é vida é auto estima tudo de bom

Jilma lima dos santos Afrânio/PE

Enfoc é vida, autoestima, esclarecimento mundial. Amei participar ENFOC É 10.

Rosalina Dormentes/PE

A ENFOC foi das melhores coisas que aconteceu na minha vida, no inicio tava muito nervoso e curioso pra saber o que realmente era ENFOC , depois que comecei a interagir com os companheiros de outros estados pegando experiência e trocando experiência com eles foi incrível, hoje sou educador popular no meu estado no meu município e posso dizer que sou uma pessoa transformado no conhecimento sindical graças meu bom Deus, com muitos desafios mas estou de cabeça erguida tocando barco pra frente e transmitindo o que aprendi na ENFOC aos nossos trabalhadores e trabalhadores de base hoje sou um sindicalista renovado ativo graças a Deus em primeiro lugar e CONTAG e FETAGRI-AM de modo especial a minha presidente Edjane pelo incentivo apoio .
sou Jailton Moriz, Educador Popular e secretario de Finanças e administração do STTR Coari Amazonas.

Viva a CONTAG
Viva a ENFOC
Viva Paulo Freire
Viva a Educação Popular.

JAILTON MORIZ SERDEIRA COARI/AM

Gostei mito pois trata de muitos assuntos de nossa realidade e de nossas dificuldades.

ELAINE OLIVEIRA DE SOUSA SANTOS CAPIM GROSSO/BA

Quando chegamos no curso foi muitas coisas boas que veio junto a apresentação de todos, as metodologias do curso que a cada dia que passava todos queria mais. Os professores foram Merem, Antenor, Mónica, Ana e outros foi ótimo, nos ensinou como trabalhar nas bases e conquistar os nossos agricultores e agricultoras e mostrar os nossos trabalhos nas comunidades e também melhorou a nossa comunicação em público etc ....

Maria Eliane dos santos Silva Tuparetama/PE

Olá companheiros, minha experiência com a enfoc. foi das melhores, a experiencia que tive , levo pra vida e faço de tudo pra compartilhar com os outros , trocar experiência vividas na escolas, fez eu saber conduzir minha vida dentro da familia e no movimento, por que aprendemos a escutar os outros e respeitar, também a dizer nosso posicionamento diante das opinioes , estudar é transformar vidas.

SANDRA LEUCI FERREIRA GONÇALVES LIMOEIRO DO AJURU/PA

Meu primeiro encontro com a escola de formação foi aqui mesmo no estado de Alagoas, quando tive a oportunidade de aprender muitas coisas e fazer muitos amigos que carrego até hoje, logo no ano de 2010 tive a oportunidade de me tornar suplente da FETAG e fui orientado para fazer o curso de formação nacional. Uma das melhores coisas que já fiz em minha vida! Conheci grandes personalidades do meio sindical, agradeço muito a Contag e todo o sistema. Hoje sou um educador popular e onde quer que eu vá defendo a classe trabalhadora do meio rural. A todos forte abraço e aos meus velhos amigos deixo minhas redes sociais para um novo contato e matarmos as saudades. (Instagram: @andrealcantaraoficial : Facebook: André Alcântara.
Forte abraço meus queridos!

André Alcântara Inhapi/AL

Minha experiencia esta sendo uma das mais incríveis que já vive em um ambiente escolar, a ENFOC a verdadeira escola, liberta a nossa mente, e a teoria e a pratica trabalhando juntas para empondera o sujeito e fazer de nós autores de nossa própria historia. Os desafios são muito, mas mais ainda e nossa vontade de mudar transformar a nossa realidade. Conhecer , enteder e Libertar
Viva a ENFOC
Viva Paulo Freire
Viva a Educação Popular

Geise Mara Aparecida Campos Itaueira/PI

Participar da ENFOC, de início sentir muito medo até chegar no CESIR! Imaginando como seria está no meio de pessoas as quais em momento algum imaginaria conhecê-las; quando me dei conta por eu está lá tagarelando no meio daquele monte de mulheres como se elas fizessem parte de toda minha vida. Hoje sou muito grata em ter participado da ENFOC ela me proporcionou grandes aprendizados e transformou o meu jeito de lutar pela minha classe batalhadora. Como a companheira Mazé Ribeiro nos disse um dia na ENFOC! Quem passa pela ENFOC e não se transforma, é porque não passou pela ENFOC em sim a ENFOC foi quem passou por ele. Até porque o lema já diz tudo, a ENFOC é lugar de transformação. Só tenho a agradecer por conhecer pessoas maravilhosas...

Eu sou a Domingas Ferreira da Silva, secretária de mulher do sttr de Cajazeiras do Piauí.

Domingas Ferreira da Silva Cajaeiras do Piauí/PI

Pra mim hoje posso dizer que foi o grande ponta pé na minha vida dentro do movimento sindical, minha primeira participação na Enfoc foi no ano de 2012. Depois que sair da escola de formação voltei para o sindicato com um gás inexplicável. A minha vontade de crescer de fazer mudança era cada dia maior, pois essa escola me possibilitou novos pensamentos, novos ares novas formas de ver o movimento e me mostrou realmente o que somos e para que somos. participar dessa escola de formação foi uma oportunidade sem igual, me mudou também como pessoa, claro para melhor, através dela aprendi ate como me amar mais, me aceitar mais, e me evoluir mais quanto jovem , como mulher negra, e como uma boa militante.....

eu sou Regina Gomes da silva, E tenho um imenso orgulho de fazer parte dessa grande historia.

REGINA GOMES DA SILVA CRISTALANDIA/PI

PARTICIPAR DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DA CONTAG (ENFOC), FOI UM PRESENTE DE DEUS , PRA MIM FOI UM APRENDIZADO ÍMPAR, LÁ CONHECI UMA NOVA ESCOLA , UMA ESCOLA ONDE VIVENCIAMOS APRENDIZAGENS A PARTIR DA SUA ESSÊNCIA DO CHÃO QUE VOCÊ PISA, É O FAZER DE MUITAS MÃOS, É A CONSTRUÇÃO COLETIVA .A ESCOLA PRA MIM FOI E É MUITO IMPORTANTE, É O PULSAR DO MSTTR. VIVA A ENFOC!

REGIRLANE MARIA SILVA NASCIMENTO ALTOS/PI

em 2003 eu era secretaria de mulher do sttr de alvorada do Gurgueia muito preconceito pela parte do presidente na época fui convidada pra participar da enfoc estadual depois deste grande estudo entendi que nem um diretor era melhor de que o outro, me candidatei a presidente na eleição seguida ganhei por dois mandato , agradeço muito a enfoc por ter aberto os meus olhos pq desde então nimguem nunca mais me humilhou dentro do sindicato vamos continuar com essa formação assinado MARIA SORTENES DEODATO DOS SANTOS VICE PRESIDENTE DO STTR DE ALVORADA DO GURGUEIA-PI

maria sortenes deodato dos santos ALVORADA DO GURGUEIA/PI

Conheci a ESCOLA em 2013, e ali, bem ali eu me (re)encontrei comigo mesmo. Em várias particularidades da minha vida, a ENFOC ressignificou muita coisa, e isso reflete no Ser Humano que sou, mas sobretudo o Educador Popular que me tornei. É uma complexidade falar do que a Escola representa pra mim. Mas em resumo a tudo isso, foi que eu escolhi a Escola Nacional de Formação da CONTAG, pra ser tema do meu TCC. Inspiração esta que busquei em um Amigo que também é fruto do Itinerário Formativo, e que traça diálogos sobre a Escola, meu querido Flávinho. Estou escrevendo sobre a mesma, e no primeiro semestre do próximo ano (2021), estarei apresentando essa produção a Banca, se DEUS permitir. Nas entrelinhas dessa produção, trago ao palpável, as experiências de Emancipação dos(as) Sujeitos (as) do Campo, das Florestas e das Águas por meio da Educação Popular.
Quando concluído, encaminherei um exemplar a Coordenação Nacional da Escola, para (re)inspirar pessoas.
#EnfocEuFaçoParte ❤

Marcinho Vasconcelos SANTANA DO ACARAÚ/CE

Tudo começou em agosto de 2018 quando tive o primeiro contato com a Plataforma Moodle com o colaborador Samuel, em Brasília na CONTAG logo de inicio já me interessei muito do pouco que eu pude ver ate por ser uma nova ferramenta que não ao conhecia, e também por estar dentro do mundo de novas tecnologias que nos dias de hoje em que vivemos esta cada vez mais conectada com uso de ferramenta ligados a tecnologias.
O processo que mais me encantou foi essa facilidade de um ambiente virtual onde todo seu trabalho referente ao curso nacional da ENFOC esta tudo ali basta uns simples cliques que você tem todo acesso inclusive poder compartilhar com seus amigos e amigas do convívio do curso e também poder se interagir com os colegas que tem outra realidade de vida isto e em outra região do Pais.
Posso dizer que com o conhecimento e acesso da Plataforma Moodle mudou muito minha rotina de vida para melhor, ou seja, temos acesso a vários conteúdos de suma importância o que antes era preciso estar usando vários materiais agora também esta no ambiente virtual me facilitou muito, as informações já vem tudo dentro da plataforma e também os próprios educando ajudam a construir isto e uma construção mutua, automaticamente você acompanha passo a passo tudo os conhecimentos e saberes de outras pessoas que também partilha junto da Plataforma.
Uma outra característica muito boa e que eu não dependo somente do computador para poder adentra no ambiente virtual, com meu próprio telefone consigo operacionar tudo de qualquer lugar com internet ou uma rede de wi-fi. Alem disso também devido ao meu trabalho cotidiano vem me ajudando muito com o uso da plataforma visto que estou diretor Secretario de Meio Ambiente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Presidente Médici- RO agora posso me organizar com mais facilidade.
ASSINADO: Sidnei Evencio de Oliveira

Sidnei Evencio de Oliveira Presidente Médici/RO

Minha experiência na Enfoc aconteceu em 2010 quando ingressei como assessora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe. Fiz o curso nacional e ele reafirmou minhas convicções e minha identidade como Educadora popular, com o curso pude ampliar e conhecer melhor a história do MSTTR, tive a oportunidade de ingressar na rede de Educadores e educadoras populares da Enfoc e viajei por vários cantos do Brasil para colaborar com oficinas sobre sexualidade. Atualmente estou lecionando e, fruto da construção do livro do GES, no qual participei, estou publicando um artigo para uma revista qualis com o recorte daquelas informações que estão contidas no livro. A educação popular está dentro de mim em qualquer espaço por onde eu for....

Sanadia Gama dos Santos Arapiraca/AL

Foi através da Enfoc que me encontrei como educadora, que percebi que é possível fazer ainda mais por nossa base e é através da Educação Popular que a gente vem conseguindo fazer grandes transformações no nosso movimento aqui em Pernambuco.

Kátia Patriota Afogados da Ingazeira/PE

A ENFOC foi um divisor de aguas na minha caminhada de movimento sindical. Em 2007 quando fui convidada a participar da primeira turma regional, estava na presidencia do Sindicato de trabalhadores rurais de Curimatá-PI, município pequeno, e cheguei até ali pela minha caminhada nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base). Mais o sentir pulsar da militância no meu sangue foi a parti da ENFOC, ali me empoderei como mulher negra e sujeita que acreditava na minha historia, que eu era capaz, foi naquele espaço ouvindo depoimentos de outras mulheres que me despertei pro quanto eu podia me transformar para poder ajudar a transformar a minha base. A minha vivência a parti dai com o processo formativo foi mudando meu relacionamento dentro do movimento sindical, na minha familia e na minha propria vida. Esse acumulo me deu tanto subsidio na minha vida acadêmica que conseguimos mudar muita coisa dentro do Campus, com relação a professores aos nossos direitos conquistados e a lutar por mais conquistas. tenho orgulho de fazer parte dessa grande Universidade Popular que se chama ENFOC.

MAZÉ RIBEIRO CURIMATÁ/PI

A ENFOC me transformou , só depois de participar deste processo é que passei a ser mais compreensível,passei a atuar no msttr com mais responsabilidade , e fazer o debate da nossa prática sindicais,,,,e assumir este compromisso de dar oportunidade e continuar a luta na conquista de direitos.

Raimunda Vilma Araújo de Sousa Monte Alegre/PA

Em 2008 eu era suplente da Diretoria do STTR de Palmeira dos Índios AL (último suplente) dada a importância da ENFOC naquele momento adivinhem quem foi indicado pela direção do Sindicato para participar? Eu pelo fato de ser o ultimo suplente o que não causaria nenhum.impacto nas velhas práticas sindicais e não incomodaria os atuais diretores. Pois bem, foram três modulos, e me lembro que cheguei um pouco atrasado pois já tinha passado a mistica de abertura e já estavam no levantamento das expectativas e objetivos com relação ao curso, o educador era o Evandro Silva assessor da FETAG ALAGOAS e eu fui bem enfático disse que meu objetivo seria de ser presidente da CONTAG kkkkk imaginem era só um suplente da Diretoria de um sindicato do interior de Alagoas. Pois então a troca de saberes e experiências vividas naquele curso me encorajaram ao.ponto de mudar as práticas sindicais onde o conservadorismo era claro e tinhamos diretores lá desde a fundação do STTR em 1963, passei a participar de todos os espaços de discussão e debates no Município e Estado. Logo depois foi selecionado pela FETAG para participar do curso Nacional da ENFOC era a quarta turma com isso os horizontes se abriram novos conhecimentos adquiridos e com muita sabedoria e ética fomos para o enfrentamento político eleitoral do Sindicato em em 2009 o então suplente foi eleito para presidente do referido sindicato reeleito em 2013. Já em 2014 foi eleito pelo congresso da FETAG ALAGOAS para o cargo de Secretário de Políticas Sociais da Federação, também ocupamos cargos na Direção Estadual da CUT, CES, FNEPS e atualmente no Conselho Fiscal do SENAR-AL e vejam só que ironia em 2018 fui eleito para o cargo de Secretário de Formação e Organização Sindical da FETAG ALAGOAS e foi assim que a Escola Nacional de Formação da CONTAG contribuiu para o meu crescimento como cidadão e político sindical dentro do MSTTR.

Leonardo Correia da Silva Palmeira dos Índios/AL

Um curso transformador!

Transformou a minha vida, minha forma de pensar e de agir.
Sou muito grata ao meu sindicato pela oportunidade e a Rede de Educadores pelo grande ensinamento.

Lindicassia Nascimento Barbalha/CE

O PADRSS....
Estimular o desenvolvimento de processos formativos continuados nas diversas áreas temáticas, que possibilitem dialogar, interagir e aprofundar reflexões sobre o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS, do MSTTR.

Maria Neusa Macapá/AP

Sou Lindomar Neres, agente liberado da CPT da Diocese de São Luís de Montes Belos Go. Fiquei muito feliz quando fui convidado para fazer a Enfoc VI Turma em Anápolis e conheci muitas pessoas de várias lugares do nosso Estado. Mas uma me deixou lembranças que nunca vou esquecer. NAGIBE este cara pelo pouco espaço de tempo que conheci, vi que vale apenas lutar pelos "direitos do nosso próximo "......quando estava próximo de ser internado eu liguei pra ele e ele me disse : Caro amigo obrigado pela nossa amizade, e falou estaremos juntos Confirmo a em Deus e vamos pra "LUTA". NAGIBE, pra mim e um marco dessa ENFOC,

Lindomar Neres Da Silva Caiapônia/GO

A Enfoc pra mim foi como um divisor de águas na minha vida, foi onde aprendi a ter união, ser sociável,conheci a Enfoc através de um amigo do assentamento 25 de março em Carapebus RJ José Carlos da Emater que me deu um empurrão no estadual me ajudando com as passagens terrestre,eu sempre fui uma pessoa calada quase não conversava não tinha motivação nenhuma desde que perdi meu esposo e passei por situações desagradáveis na minha vida, quando cheguei lá me perguntei que estou fazendo aqui esse povo só fala em ser militante! que será isso conforme ia nas aulas eu ia ficando mas interessadas eu falei,caramba que luta linda a deles uma lutas pelos seus ideais, pela melhoria do nosso país ir pro enfrentamento sem se importar com as consequências, ai fui me dar conta da minha ida a Enfoc quando eles falaram do grupo dos 11 era o grupo que meu pai sendo militar era membro no Rio na década de 60 contra o militarismo naquela época então eu tinha sangue militante na veia e não sabia, pois meu pai era um militante comunista, hoje estou no regional agradeço ao Oto da fetagri RJ é a Contag por me dar essa oportunidade de estar mas uma vez adquirindo conhecimento e o direito de me empoderar mais e mais, pra levar pra nossa base a Enfoc é uma escola de transformação onde entramos fracos e saímos fortes com pensamentos mudados a mente evoluída hoje estou assim estou falando igual uma matraca ninguém me vence na explicação dessa política atual sei bater e rebater estou formando um grupo de GES com jovens que querem aprender a realidade em que estamos vivendo com esse atual governo fascista com militarismo autoritário, ignorante, sem papas na língua que não respeita ninguém tá igual um trator passando por cima de tudo e de todos onde a ordem é matar primeiro e perguntar depois, essa e minha visão hoje pois antes da Enfoc meu pensamento era totalmente inverso muito obrigado Contag por me proporcionar essa oportunidade de colocar no meu currículo mas essa dose merecedora de conhecer pessoas maravilhosas professores excelentes, educadores e educandos sem palavras a ENFOC é nota 1000.

Regina Helena Gomes da silva Carapebus/RJ

Ola boa tarde, sou muito grato por fazer parte desta corrente de aprendizagem que é á ENFOC Nordeste, pôs só me deixa munido de mas conhecimento para melhor desenvolver o meu trabalho de base para que eu possa realmente transformar outras pessoas assim como fui transformado a partir desta Escola que muito nos fortalece, e também para enfrentar as barreiras que o mundo nos oferece ao longo de nossas vidas.

ALVONI CRUZ DE SOUSA FEIRA NOVA DO MARANHAO-MA/MA

cheguei no movimento sindical através da cota de juventude a 6 anos mais somente a 4 anos que realmente comecei a participar do movimento, minha primeira ENFOC foi a geracional depois veio a Nacional, Estadual e Regional e desde então comecei a entender o que é e por que surgiu o movimento e quais suas bandeiras de luta, sempre fui uma pessoa muito tímida e participar desses momentos de formação mim ajudou e estar ajudando muito a lhe dar com isso, e também despertou em mim o desejo de querer aprender e entender mais como tudo começou para isso comecei a pesquisar e ler e então compreender melhor a atual conjuntura e entender também o papel do movimento sindical, hoje estou secretaria geral do sindicato e ouvi muitos testemunhos das pessoas que passaram por esses cursos e alguns coloquei em prática e deu certo, tenho aprendido muito nessa escola, verdadeiramente vivi momentos que mim ensinaram muito, como ser uma pessoa melhor, como lhe dar com a diferença e principalmente to aprendendo que mesmo que eu não concorde com algo devo no minimo respeitar.... Sou grata por cada pessoa que mim proporcionou poder viver isso na ENFOC, desde aqueles que mim escolheram para participar ate aqueles que mim ensinaram muito com seus testemunhos.

Fabiana Cavalcante das Chagas União dos Palmares/AL

A escola e um espaço de muita importância para o movimento sindical, pois ela proporciona a troca de saberes e vivencias entre os companheiros e companheiras, e a escola transforma pessoas fazendo com que elas lutem pelo seu espaço de direito.
Na escola aprendi que somos fortes. e mais ainda quando damos as mãos e seguimos juntos. Obrigado aos mediadores (as). e toda a equipe Da escola de formação ENFOC.

File Senador Guiomard/AC

Deixe aqui seu DEPOIMENTO


Menu Administrativo