OUSADIA DAS MULHERES MARCA NOVA ETAPA FORMATIVA NA ENFOC CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA PARA MULHERES

Ousadia das Mulheres marca nova etapa formativa na Enfoc


A Escola Nacional de Formação da Contag/Enfoc nasceu embalada pela constituição de uma escola de formação para mulheres, pautada durante a III Plenária Nacional quando as mulheres se preparavam para participarem do 9º Congresso da categoria.

 Inicia-se a partir de então, diálogos que os levaram a constituição da Enfoc, deliberado pelo nono  Congresso, com amplitude temática e diversidade de público, que vem marcando, sobremaneira a trajetória da Escola. Apesar da diversidade de público, são as mulheres que vem marcando,  no quantitativo e nos debates políticos, esta trajetória.

 Em 2009, as discussões sobre realização de um processo formativo específico para mulheres, volta ao cenário sindical, trazido novamente pelas companheiras, que insistentemente recolocam esta discussão por entender, que mesmo a Enfoc, tendo abordado por várias vezes as temáticas específicas “ditas transversais”, não consegue tratar com a profundidade que os temas exigem.

 O Curso de Formação Política para Mulheres é fruto de uma longa caminhada marcada pela ousadia das mulheres que trazem no seu “repertório” a certeza de que: sem formação política fica ainda mais distante a realização do sonho que os mobiliza para a luta em um movimento misto – por uma sociedade fundada no respeito às diferenças e na igualdade entre os seres humanos.

Tal reflexão ampliou-se para os coletivos de formação e de juventude, que prontamente se dispuseram a gestar e desenvolver o Curso num diálogo corresponsável com a Secretaria de Mulheres.  A cada novo diálogo ficava mais evidente a necessidade de realização do curso, que foi ganhando materialidade à medida que as mulheres iam trocando idéias sobre a temática, sobre a abordagem e finalidade desta formação.

O Curso de Formação Política para Mulheres está em desenvolvimento, estruturado por um eixo temático - Feminismo, Gênero e Ação Sindical, e dois eixos pedagógicos - Memória e Identidade; Igualdade e Diferença: desafios para uma nova sociabilidade.

Os eixos são desenvolvidos por meio de três unidades temáticas - Sociedade, Patriarcado e Feminismo; Relações de gênero e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário; e Mulheres no MSTTR, conquistas, perspectivas e desafios.

Em abril foi realizado o I Módulo que contou com participação de 83 mulheres diretoras de Sindicatos, Federações e Contag e na próxima semana, de 28 de junho a 2 de julho, segue com II Módulo que tem como tema articulador -  gênero e desenvolvimento rural sustentável e solidário.

Esta primeira fase do processo formativo se encerra com o III Módulo e segue desencadeando a construção da 4º Marcha das Margaridas a ser realizada em agosto de 2011.  

Esta experiência vem mobilizando sonhos e marcando trajetórias de mulheres militantes que não se cansam de “cair na estrada” pela conquista da igualdade.

 

 

       

 

 

 

 

Menu Administrativo