Pernambuco: Com passos firmes, a formação fortalece a ação

img
A formação sindical dá mais um passo em Pernambuco, envolvendo, desta vez, o Polo Sindical do Vale do São Francisco. Ao todo, 30 pessoas estão inscritas para participar do Itinerário Formativo da Enfoc na região. Nessa etapa da caminhada, a Diretoria de Organização e Formação Sindical da Fetape conta com a participação direta, tanto na organização, quanto na realização da atividade, de 21 educadores e educadoras populares. O curso, que começa hoje, no município de Dormentes, vai até a próxima quinta-feira (25).

“Estamos chegando à terceira turma, só este ano, e a oitava da nossa atual gestão. O caminho já percorrido nos deixa muito animados, para essa chegada ao Sertão do São Francisco - um lugar de muita luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Essa história é muito valiosa, especialmente em um momento em que o país vive um grande ataque à classe trabalhadora. Não temos dúvida que faremos um bom debate para que, cada vez mais, possamos nos nutrir e nos fortalecer no enfrentamento a esse desafio”, afirma o diretor de Organização e Formação, Adelson Freitas.

O Itinerário Formativo da Enfoc nos Polos Sindicais de Pernambuco tem como objetivo proporcionar uma formação política para dirigentes sindicais e lideranças que tenham uma atuação próxima das comunidades rurais, visando fortalecer e qualificar o trabalho dessas pessoas, nos mais diferentes espaços, em defesa do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) do Movimento Sindical Rural.O curso tem três módulos e, neste primeiro, o tema é “Formação social e projetos de sociedade em disputa ao longo da história da humanidade”.

(Foto ilustrativa de curso ocorrido anteriormente no Sertão Central)

Menu Administrativo