FETAPE finaliza mais uma etapa do Curso de Formação Política da ENFOC para a Pessoa Idosa do Campo

Terminou o segundo módulo da “2ª Turma do Curso de Formação Política da ENFOC para a Pessoa Idosa do Campo em Pernambuco – Por um Envelhecimento Digno, Saudável, Ativo, Autônomo e Feliz”, uma realização da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE).

O encontro teve o objetivo de fortalecer o Movimento Sindical Rural e sua militância de pessoas idosas em uma semana de intensa atividade. “Concretizamos mais essa etapa com a convicção de que estamos no caminho certo. Nós, que iniciamos jovens e estamos idosos, sempre trilhamos o caminho no sentido de fortalecer o Movimento Sindical Rural”, diz Israel Crispim Ramos, Diretor de Política da Terceira Idade.

Nessa etapa, a formação trabalhou os Direitos Humanos, aprofundando algumas questões, como gênero e raça. “O aprendizado que levo é importante para mim, porque muitos direitos do idoso, na maioria das vezes, não são respeitados pelas entidades competentes, como estados e municípios”, disse o participante José Francisco da Silva, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipojuca.

Já para a participante Marinalva Lima de Santana, do município de Casinhas, o curso a ajuda a compreender a importância da pessoa idosa e a necessidade de um trabalho que olhe para suas especificidades. “Vou levar muito daqui, a formação me ajuda a lidar com os idosos”, explica.

O curso também aprofundou a discussão sobre democracia no Brasil, além de traçar uma linha temporal sobre o surgimento do sindicalismo rural no país e as repercussões dos golpes de 1964 e 2016 na vida, em especial, das pessoas idosas. 

Menu Administrativo