FETAG-PI realizou solenidade de TRANSformatura da VI Turma Estadual da ENFOC

img
A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI) através da Secretaria de Formação e Organização Sindical, realizou na noite desta quinta-feira (21/02) no auditório principal do CESIR da Federação em Teresina, capital do Piauí, a TRANSformatura da VI Turma Estadual da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) “Turma Joyce Maia” com 70 educandas e educandos.

A celebração contou com a presença da Diretoria da FETAG-PI representada pela Presidenta, Elisângela Moura, Secretária de Formação, Mazé Ribeiro e Secretário de Finanças, Evandro Luz (padrinho da turma), Secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, familiares dos formandos, coordenadores de polos, dirigentes sindicais, convidados como o Prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, Manoel Lázaro (ex-secretário de formação da FETAG-PI) e os familiares da homenageada, Joyce Maia (in memoriam), representada pelo seu esposo, Manoel de Sousa Filho e sua irmã, Juliana Maia.

“Nosso sentimento é de gratidão pelo reconhecimento, seu trabalho e o legado que ela deixou não só como sindicalista e trabalhadora rural, mais sobretudo uma pessoa amiga, companheira que nunca mediu esforços para ajudar o próximo. Somos imensamente gratos a FETAG-PI, Polos e Sindicatos que fazem este grande trabalho e em nome da família obrigado a todas as pessoas que contribuíram com esta homenagem”, afirmou Manoel de Sousa Filho.

Segundo o padrinho da festa, a Escola de Formação da CONTAG é importante para fortalecer o MSTTR.

“Primeiro dizer para nossas educadoras e aos educadores que este projeto da ENFOC é fundamental para a agricultura familiar, para que nossos agricultores(as) tenham acesso à terra. A Escola é importante para construção do movimento sindical e nos tornarmos fortes e que possamos de fato, através da ENFOC fortalecer nossa luta e a agricultura familiar e melhorar a condição de vida do homem e da melhor do campo. Parabéns aos formandos”, disse Evandro Luz.

Emocionada, a Secretária de Formação comentou sobre a homenageada da turma. “Joyce foi uma mulher que sempre defendeu a Escola, a pedagogia, a política nacional de formação, ela é sobretudo um ‘símbolo’ da formação no Estado do Piauí”, comentou. “Ela sempre foi uma educadora popular que procurava dialogar em todos os espaços com relação a formação, com os militantes ou com quem estivesse chegando no movimento, ou seja, sempre disposta para contribuir neste processo formativo objetivando inserir novas liderança. Então, Joyce é uma referência para Escola e a política nacional de formação, haja vista, que a própria Confederação tem na nossa homenageada uma inspiração em todos os momentos que estamos juntos. Portanto, é uma homenagem justa”, concluiu Mazé Ribeiro.

A Secretária de Mulheres da CONTAG acredita que este foi um momento importante e uma satisfação prestigiar a TRANSformatura da VI Turma da ENFOC Piauí. “Um privilégio participar desta cerimônia e com certeza estas 70 educandas e educandos vão multiplicar e fortalecer o movimento sindical. Trago aqui o abraço de toda Direção da CONTAG que sempre está com o objetivo de fortalecer esta luta e incentiva este processo política sindical, e nós estamos felizes e parabenizamos a FETAG-PI por este momento de conclusão que é um ciclo na vida destas pessoas que agora estarão em suas bases como educadoras e educadores populares fortalecendo o MSTTR”, destacou Mazé Morais.

O recém formado educador popular, Daniel Silva, afirmou que a palavra é gratidão. “Depois de três módulos de muita sabedoria, onde sempre procurávamos ficar focados no bem popular da sociedade, inclusive de nossas bases, e agora sairmos formados e multiplicadores destes conhecimentos, fazendo um papel humano e social que é contribuir com as bases sindicais, então tudo isso se resumi em gratidão a todas as pessoas que nos deram esta oportunidade em participar deste processo de formação da turma ‘Joyce Maia’”, disse Daniel.

Para a Presidenta da Federação, este é um momento de transformação e importante para o MSTTR. “Nós acreditamos que esta foi uma oportunidade de aprendizado dos sujeitos para que possam estar aperfeiçoados nas bases. A FETAG-PI acredita que as novas educadoras e educadores serão multiplicadores destas informações e que nós possamos continuar militantes na luta do movimento sindical. Parabéns a equipe da Federação e a todas as educadoras e educadores populares”, frisou Elisângela Moura.

Além das falas das autoridades e convidados, durante a cerimônia teve entrega de placas para alguns homenageados da Escola e familiares de Joyce Maia, juramento da turma e entrega de certificados.

Menu Administrativo