Lançamento da Marcha das Margaridas 2019 no Rio Grande do Norte supera as expectativas.

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande (FETARN) realizou em Natal no período de 11 a 13 de março, através das Secretarias de Formação e Organização Sindical e Secretaria de Mulheres, o Seminário as Muitas Marcas das Margaridas, em fortalecimento e empoderamento a 6° Marcha das Margaridas com o apoio da CONTAG, por meio da ENFOC-Escola Nacional de Formação.

O objetivo do seminário foi fortalecer as estratégias de construção da 6ª Marcha das Margaridas 2019, que acontecerá em Brasília, a partir de processos formativos, de mobilização e multiplicação das mulheres trabalhadoras rurais do campo, florestas e águas, bem como, fortalecer a formação Sindical no Estado do Rio Grande do Norte através do debate e aprofundamento sobre as questões de gênero, geração, raça e etnia. O evento reuniu mulheres trabalhadoras rurais agricultoras familiares de todas as regiões do RN.

Durante todo o dia 11/03 o público do Seminário participou da Audiência sobre os Impactos da Reforma da Previdência Social na vida das Mulheres urbanas e rurais e entrega da pauta da Marcha das Margaridas ao Presidente Câmara de Deputados Ezequiel Ferreira. Após a agenda das audiências, já a noite ocorreu à cerimônia de abertura e Lançamento da 6ª Marcha das Margaridas 2019.

A abertura do Seminário e Lançamento da Marcha das Margaridas contou com diversas autoridades sindicais presentes, como a Secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane o Presidente da FETARN-Manoel Cândido da Costa, Secretária de Mulheres, Maria Gabriela, Secretário de Formação e Organização Sindical Francisco de Assis e os demais da diretoria, ainda fizeram composição na mesa a Governadora Fátima Bezerra, Natalia Bonavides Dep. Federal, Izolda Dantas Deputada Estadual e Francisco do PT Dep. Estadual, Eliane Bandeira Presidente da CUT e a Secretária de Mulheres Francisca Luzia(Nina), Conceição Dantas Representando a MMM, Divaneide Basílio Vereadora de Natal, Alexandre de Oliveira da SEDRAF; Ane Caroline Secretária Nacional do PT.

A governadora, Fátima Bezerra reafirmou o compromisso com a luta das mulheres e com a Marcha das Margaridas, assim como também o compromisso com as ações específicas para as mulheres em seu governo, apesar da atual situação em que se encontra o estado.

Registramos a presença dos coordenadores de Polos Sindicais, a Coordenadora da SECAFES Fátima Torres, Vereadores, Fórum de Economia Solidaria, Associação de Mulheres de Carreira Jurídicas, Associação dos Juristas Potiguares em Defesa pela Democracia, Clara Regina do MMC, Tereza Souza do Bandeira Lilás, Sindicato dos Servidores Municipais de Caraúbas, representante do CEAAD, George Câmara do PCdoB, Representante do PSOL, dentre outros.
 Muito motivada pelo Seminário Ivonete falou:
 “agradeço a FETARN, secretaria de Mulheres e de Formação e Organização Sindical, por esse Seminário de muito aprendizado, são espaços como este que nos revigora e nos abastece pra enfrentar todas essas injustiças que nós mulheres estamos passando nessa atual conjuntura política. Precisamos de muita garra e bastante embasamento para na Marcha das Margaridas mostrarmos que a mulher é simplesmente mulher, mas com igualdade e justiça e livres de qualquer tipo de violência”.
Segundo a Secretária de Mulheres da FETARN, Maria Gabriela, o momento é de reunir as mulheres para fortalecer a pauta da garantia dos direitos conquistados e reivindicar políticas públicas especificas para as mulheres rurais:

 “Será é o primeiro evento a nível estadual na minha gestão enquanto Secretária de Mulheres da FETARN. Um evento de muita responsabilidade, pois sei dos desafios que se apresenta no momento, mas sinto que não estou sozinha somos muitas Margaridas nesse Estado acreditando que juntas somos mais fortes. Unificar a luta das mulheres respeitando a heterogeneidade de cada uma é dizer que somos diferentes, mais os sonhos de dias melhores com respeito, o fim da violência, e políticas públicas que nos atendam desde o campo até a cidade..”, afirmou Gabriela.

Para Assis Secretário de Formação e Organização Sindical, construir esse momento com as mulheres é extremamente importante, pois a Escola de Formação da CONTAG nasceu da reivindicação das Mulheres e articular os processos formativos junto a Marcha das Margaridas é fortalecer a luta das mulheres mais é também reconhecer esse protagonismo das companheiras no MSTTR.

Menu Administrativo